Sobre Nós...

autopoiesis04
autopoiesis03
autopoiesis10

Experiências Sistêmicas de Crescimento

A Visão Sistêmica da Vida

O Núcleo Autopoiesis é um espaço por onde fluem pessoas que sentem prazer em trocar percepções e experiências com o fim de promover o desenvolvimento humano, sob a cultura da inclusão das diversidades humanas, da liberdade e da paz.

Inspiração

Somos inspirados pelos princípios da Visão Sistêmica da Vida, uma abordagem que integra estudos sobre o indivíduo, suas relações com o próximo, com a sociedade, com a natureza e todos os encontros e desencontros que emergem destas relações.

A Visão Sistêmica propõe um novo paradigma para se fazer ciência, no qual o foco recai sobre as relações entre tudo o que compõe a realidade, objetos e seus sistemas, observando as propriedades emergentes dessas relações, ou seja, o que de novo surge a cada encontro. 

Entre seus principais pensadores estão, Humberto Maturana, Francisco Varela, Fritjof Capra, Joanna  Macy, entre outros; é hoje base para a biologia, física, astrofísica, psicologia, sociologia, direito e diversas outras áreas do saber humano.

Objetivos

Se tornou claro nos últimos tempos a tendência à polarização de ideias e valores em nossa aldeia global. Este ânimo, cheio de dualidades, compromete os nobres sentimentos de irmandade entre a família humana que habita este planeta azul.

Nossa proposta é reconstruir um campo aberto, no qual as diferenças que nos tornam mais belos possam convergir em uma atmosfera de respeito e receptividade. 

Acreditamos na potência dos encontros e desejamos exercitar a escuta ativa, a fala empática, a equidade no olhar e fomentar um sentimento de ‘cidadania universal’, nutrindo um senso de pertencimento que inclua a todos os seres – humanos e não humanos – que evoluíram conosco na Terra.

Papo cabeça...

O que é Autopoiesis?

A autopoiesis surge como uma propriedade dos sistemas de se produzirem continuamente a si mesmos, num processo autorreferente que faz com que todo sistema, vivo, psíquico ou social seja ao mesmo tempo produtor e produto, autônomo e dependente.

Visite a Galeria de Fotos & Vídeos

Quer saber o que anda rolando por aqui? Click e fique por dentro.

Quem toca tudo isso?

uma rede de gentes

A proposta do Núcleo Autopoiesis foi idealizada pelo Rogério M. G. Soares e só acontece porque tem uma galera linda, de coração aberto e mente brilhante, colocando energia para proporcionar experiências de crescimento.

O Rogério é bacharel em psicologia, instrutor de yoga, eterno estudante da Visão Sistêmica da Vida. Atualmente cursa psicanálise clínica.